quinta-feira, 26 de agosto de 2010

As Moscas são Ratos que Voam


É um espectáculo criado por um grupo de investigadores científicos em conjunto com a MARIONET que coloca a lupa sobre o dia a dia do cientista no mundo da Ciência.


Este espectáculo é um princípio de estudo. O objecto de estudo é a sociedade da Ciência e a sua relação com a sociedade exterior. Mas não é um estudo sociológico, é um espectáculo, um estudo artístico.


Quem orienta este estudo, quem investiga, é simultaneamente objecto do estudo, pois são os investigadores quem constrói desde a raiz - as ideias - este espectáculo. A perspectiva com que é olhada a Ciência é, por isso, a dos cientistas e não a de alguém exterior ao mundo da Ciência. É um olhar de dentro para dentro e de dentro para fora.



O meio de publicação dos resultados do estudo não é um artigo científico, é o palco – o palco de um museu de ciência mas ainda assim um palco. Foi esse o desafio que os investigadores corajosamente escolheram enfrentar: falar de si próprios utilizando um meio que não dominam. Mas, na verdade, essa é uma característica presente num bom investigador científico – gostar de desafios.



Em As Moscas são Ratos que Voam são analisadas as relações entre colegas cientistas, é avaliada a cadeia hierárquica num centro de investigação, é estudada a interacção com a sociedade em idade escolar em visitas de estudo, investiga-se a relação dos investigadores com familiares e amigos, comparam-se diferentes abordagens à ciência no contexto nacional e no estrangeiro, discutem-se os valores individuais e de grupo – tudo isto sob o olhar atento dos eternos elementos de bata azul que acompanham transversalmente a vida que pulsa num laboratório de investigação.



As Moscas são Ratos que Voam
Museu da Ciência de Coimbra
18h00, 21h30


Tudo o que vai acontecer em Coimbra na Noite dos Investigadores - aqui

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bandas de Cientistas

Noite dos Investigadores 2010

Fig.1 - Cadillac Club Trio

The Cadillac Club Trio was formed in Feb. 2009. It consists of Luis Melo, Guitar, João Lafuente, Guitar, and Willem van Meurs, Bass. The first concert took place in the Palacio da Bolsa, Porto on Friday June 26, 2009, during the festivities around the 20th birthday of the Instituto de Engenharia Biomédica. Willem van Meurs is an investigator of that institute. Luis Melo is professor of chemical engineering at the UP College of Engineering and João Lafuente is a software engineer at the Caixa Geral de Depositos. Since then the trio has been playing regularly, notably at the Cinema Hostal and at the Atelier do Marques, both in Porto. The repertoire consists of Jazz standards from the sixties and seventies by composers such as Hancock and Rollins.

Fig.2 - Cadillac Club Trio

O Cadillac Club Trio é composto por Luis Melo (guitarra), João Lafuente (guitarra) e Willem van Meurs (baixo). O grupo Cadillac Club Trio teve início em Fevereiro de 2009. O primeiro concerto teve lugar no Palácio da Bolsa, Porto no dia 26 de junho de 2009, durante as festividades em torno do 20º aniversário do Instituto de Engenharia Biomédica. Desde então o grupo tem tocado com regularidade um pouco por todo o país. O seu reportório consiste essencialmente nos estandarte do jazz dos anos sessenta e setenta de compositores como Hancock e Rollins. Willem van Meurs é investigador do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), enquanto Luis Melo é professor de engenharia química na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e João Lafuente é engenheiro de software na Caixa Geral de Depósitos.

WvM, March 30, 2010

O dia da Noite dos Investigadores

Durante a Noite dos Investigadores os Cientistas vão subir a palco - mas não é só isso que vai acontecer. Conversas em cafés e bares científicos, actividades para pôr as mãos na massa e aprender fazendo, concursos, actividades desportivas e muitas outras coisas a descobrir no Porto, Coimbra, Lisboa e Olhão.


No ano passado foi assim:

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Origem das Quase Espécies

Fig.1 - Charles Darwin

A representação da 'Origem das Quase Espécies' foi concebida para o evento anual Noite Europeia dos Investigadores 2009, com o intuito de dar a conhecer ao público uma visão geral da teoria evolutiva de Darwin. Na obra "A Origem das Espécies", Darwin introduz o conceito de selecção natural, processo que actua de forma a preservar e acumular pequenas variações vantajosas no âmbito dos sistemas vivos. Neste sentido, afirma que, desde que a selecção natural começou a explicar a variedade, a vida deve de alguma forma estar relacionada, em última análise, tudo sofreu uma evolução a partir de uma espécie de ancestral comum.

A peça foi criada a partir das sessões entre os investigadores e uma companhia de teatro profissional de marionetas - Teatro e Marionetas de Mandrágora. Assim, as marionetas foram escolhidas devido à sua dimensão simbólica, que é facilmente apreendida pelo público jovem e incentiva a comunicação.

O tema é introduzido através dum esboço da famosa árvore evolutiva de Darwin, tendo como pano de fundo um livro onde se pode ler a 'Origem das Quase Espécies'. Os actores através da mimica fazem uma alegoria aos tempos modernos, e à pressa que os define, porém a dada altura param para pensar e questionar-se sobre o fenómeno da Evolução. De seguida, introduzem a lendária jornada de Darwin a bordo do Beagle (1832-1836) e o sucessivo desembarque numa terra recém descoberta.

As marionetas entram paulatinamente em cena como pequenas cabeças indefinidas e prontas a explorar o cenário. Enquanto isso, Darwin apresenta-se como um boneco e começa a anotar as suas descobertas numa espécie de diário. Subitamente, adormece e o público é abraçado pelo seu sonho, num subconsciênte marcado por vários pontos de interrogação dentro de um livro e a transformação de um quase caracol, uma cobra, um peixe, uma tartaruga, um pássaro e um macaco. O conceito de evolução é, portanto, aqui determinado, todos os seres vivos resultam de um ancestral comum.

No final da peça, os actores explicam à plateia que a Evolução Natural é um processo longo e no qual o ser humano é tentado a enganá-lo de forma a enfrentar as vicissitudes dos tempos modernos.

Assista aqui ao video...

Origem das Quase Espécies from IBMCINEB on Vimeo.


Os ultimos dos texugos em Lisboa

Madalena: Isso dos texugos... são animais amorosos, não está isso em causa, mas servem para quê?

Macedo: Não percebo a pergunta

Madalena: Eu não posso chegar ao pé do investidor e dizer-lhe que não pode construir porque aquela área tem texugos.

Macedo: Porque não? É uma espécie à beira da extinção. Não acha que se justifica?



Num futuro não assim tão longínquo em que grande parte da biodiversidade do planeta se perdeu, Agadir, Johnny e Macedo dedicam-se a tentar salvar os últimos dos texugos.

Precisam para isso de capturar os poucos que ainda restam em Portugal, conseguir que se reproduzam em cativeiro e repor a população assim aumentada no seu habitat – para que isto aconteça, há que garantir as melhores condições artificiais e que parte da Serra de Grândola seja preservada para os animais.

Como forma de divulgar o seu trabalho e promover a biosustentabilidade, Agadir, Johnny e Macedo são também conhecidos como os Terranova – conceituados artistas de humor, entretenimento e divulgação científica.

Os ultimos dos texugos, de Bruno Pinto com encenação de Romeu Costa. Estreia-se a 24 de Setembro, no Jardim Botânico Tropical, em Lisboa, durante a Noite dos Investigadores 2010

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Stand up Comedy em Lisboa

Adivinhem quem volta à Noite dos Investigadores 2010




(se o video não abrir clicar aqui)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ensaio sobre o Teatro

Marionetas ao Palco - Porto

Noite dos Investigadores 2010



Video: Ensaio sobre o Teatro

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Concurso Light Cell

A Noite dos Investigadores de 2010 convida-vos para um desafio inédito, que consiste na reprodução de imagens de células reais pela técnica de light painting.


A técnica de light painting tem por base a criação de imagens pelo uso do movimento de fontes de luz num fundo escuro. O movimento da luz é captado por uma câmara fotográfica sendo necessário um ambiente nocturno ou uma sala escura.


A actividade é aberta ao público em geral e irá decorrer durante a noite nos jardins da Cordoaria. As equipas participantes serão previamente formadas e acompanhadas por colaboradores que irão fornecer as imagens a reproduzir, bem como todo o material necessário para a actividade.


Fig.1 - Equipa do IBMC exemplificando a técnica fotográfica Light Painting


No final, a criatividade aliada à imaginação irá ditar o grupo premiado perante um júri formado por cientistas (bar dos cientistas). Temos prémios e muitas surpresas.


Como Participar?

♦ Inscreve-te no sítio www.cientistasaopalco.com: através do formulário de inscrição online – Investigadores ou o formulário de inscrição online - Visitantes.

♦ Reúne um grupo de 3 a 4 pessoas;



Para mais informações consulta o regulamento no sítio: www.cientistasaopalco.com



PARTICIPA E DIVERTE-TE!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Marioneta e o Poço

Fig.1 - Marionetas. Cedidas pelo Teatro Mandrágora do Porto

Concebidas para explorar os nossos sonhos, sentimentos e viagens interiores, as marionetas comportam em si mesmas a possibilidade de libertar o ser interior que nos habita e nos revisita no inconsciente.


Contam histórias, fantasias e utopias que encantam os mais novos e espantam os adultos, num leque profuso de emoções, emoções estas transmitidas pelos movimentos da criatividade e pelo eufemismo da alma.


“Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem”.
Johnny Welch




video-montagem: Marionetas ao Palco Porto

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cientistas ao Palco de Lisboa

Num futuro próximo, em que a maioria da área terrestre é urbana e mais de 70% da biodiversidade desapareceu, três biólogos portugueses tornaram-se famosos por estudarem a ultima população conhecida de texugos na Reserva da Serra de Grândola. Estes cientistas são vistos como estrelas pop e comportam-se como celebridades, balançando-se entre a fama e o escrutínio público - sabendo que deles depende a extinção dos ultimos dos texugos.


Os ultimos dos texugos é um espectáculo original, escrito por Bruno Pinto, encenado por Romeu Costa, com Magda Novais, com interpretação de Ana Castro, Daniel Carapau, Francisco Branco, Francisco Henriques, Luis Carlos Júnior, Tiago Carneiro, Virgínia Marques e Sónia Negrão.


Enquanto não chega a sua actuação de 24 de Setembro no Jardim Botânico Tropical do IICT, em Lisboa, os ensaios decorrem a bom ritmo.


Luis Carlos Jr


Francisco Branco, Ana Castro, Francisco Henriques

Francisco Branco, Ana Castro, Francisco Henriques


Luis Carlos, Ana Castro, Sónia Negrão, Francisco Branco e Francisco Henriques



Francisco Branco e Virgínia Marques

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bandas de Cientistas - Porto

Fig.1 - Onion Jack

Os ensaios das Bandas de Cientistas já começaram! A primeira banda é formada por jovens cientistas/artistas do IBMC/INEB e promete incendiar o público com emoções fortes.

Os Onion Jack são uma banda formada por jovens músicos dos mais variados backgrounds que se cruzaram na cidade do Porto.

Este projecto surge como uma banda de covers pop/rock mostrando no entanto influências marcadas de blues rock e funk, deixando o seu cunho em cada música que toca.

Tocando música que vai desde os clássicos dos anos 70 e 80 até hits do panorama actual e com uma formação feita para tocar “ao vivo” os Onion Jack proporcionam um cocktail musical que garante um espectáculo a não perder.

Fica uma "amostra" do que ai se avizinha...


Video: Onion Jack - Ensaio